terça-feira, 9 de dezembro de 2008

tarte de atum

boa comó milho!
aqui vai:

pré-aquecer o forno a 180ºC. forrar uma tarteira com uma folha de papel vegetal e depois com a massa. bom eu cá não sou esquisita e compro da massa já preparada que trabalho já eu tenho de sobra. depois é só escorrer muito bem o atum de duas latas (pode ser atum em óleo ou em água). num tachinho aquecer 1 colher de sopa de manteiga e refogar a 1/2 cebola até alourar. polvilhar em seguida com 1 colher de sopa de farinha e misturar muito bem. juntar 250ml de leite aos poucos, mexendo sempre até engrossar.
agora chegou o momento de adicionar lascas do atum que se escorreu (o atum pode ser separado em lascas com o auxílio de um garfo) ao preparado e... polvilhar 1 colher (sopa) de salsa picada. temperar com sal. regar com o sumo de 1/2 limão e envolver. retirar o tacho do lume.
agora chegam os 3 amigos ovos! separam-se as claras das gemas e batem-se aquelas em castelo.
bater ligeiramente as gemas e adicionar ao preparado de atum, envolvendo bem, incorporar delicadamente as claras em castelo no preparado, sem bater. polvilhar a massa com o pão ralado. espalhar o recheio de atum e levar ao forno, a 180ºC, por, aproximadamente, 30 minutos, ou até a massa e o recheio se apresentarem firmes e dourados.

retirar a tarte do forno.
servir a tarte quente ou morna, acompanhada de salada a gosto.
também fica muito bem fria sendo optima para servir em festas!

ainda por cima, não leva natas, o que é muito bom para quem está de dieta!

Sem comentários: