terça-feira, 2 de março de 2010

o que me atormenta, ou como lidar com gente parva, ou agarrem-me que lhe parto a cara, ou alcatrão e penas é o que merecem

não sei se tenho um problema com a saúde ou se a saúde tem um problema comigo...
se não vejamos: não tenho médico de familia desde o 17... como já tenho 37, a conta é fácil de fazer.... tenho tido aventuras do arco da velha no centro de saúde. mas eu não me fico pelo centro de saúde, nããõoo. esta é história com o privado!
já aqui contei a aventura do atendimento no hispital da luz. como sou burra, só pode, resolvi insistir no erro e voltei lá. estupida!

marquei um RX para a minha cria. tudo marcadinho, certinho, bonitinho. cheguei 10 minutos antes da hora marcada.
minha senhora, tivemos um problema e estamos com duas horas de atraso.
e não podiam ter telefonado? é para isso que têm o nosso numero de telefone, julgo...
pois...
esperei 3 horas.
marquei segundo RX para a minha cria.
(ao telefone) a prescição pede para que seja feita comparação com situação detectada em RX anterior. é necessário levar o RX?
foi feito cá?
sim.
então não é necessário trazer.
tudo marcadinho, certinho, bonitinho. cheguei 10 minutos antes da hora marcada. levei o primeiro RX.
(ao balcão) a prescição pede para que seja feita comparação com situação detectada em Rx anterior. está aqui o RX.
foi feito cá?
sim.
(em modo pensamento e suspirando: obvio ó és ceguinha? estou a mostrar-to, têm a identificação deste hospital... dahahaa).
então não é necessário trazer. o nosso sistema permite aceder a toda a informação do cliente.
50 minutos depois...
há algum problema? já estamos à espera à bastante tempo.
tivemos um problema com a sala, estamos com quarenta minutos de atrazo, mas já está tudo resolvido...
podiam ter dito... podia ter ido fazer análises...
25 minutos depois chamaram.
olá, estás boa? vais despir a tua camisolinha, bla blá blá... olhe (virando-se para mim), a prescrição diz que é para comparar com o RX anterior. foi feito cá?
foi sim. aqui está.
não é necessário. o nosso sistema permite aceder a toda a informação da pessoa. nem é necessário vir levantar o RX se for para ser vista por um médico interno. ah, mas isto é para fora! então tem de vir levantá-lo!
tirou uma das incidências.
têm aí consigo o RX anterior?
s i m...
então deixe-me ver. já agora mando para o mesmo médico que fez a análise do anterior.
aqui tem (em modo pensamento e suspirando: com tanta coisa com o sistema, que não é preciso trazer o RX bem que podias consultar quem foi o médico que fez o relatório do primeiro...)

5 dias depois fui levantar o segundo RX.
o relatório inicia-se nos seguintes moldes:
"Não tivemos acesso a exames anteriores."

escusado será dizer que:
fui lá.
pedi o livro de reclamações.
exigi o relatório comparativo entre os dois exames.
queriam que lá deixasse os dois.
mandei-os à fava e trouxe-os comigo.
ainda estou à espera que me contactem para me darem o relatório comparativo e já passaram 4 dias.


sobre a conversa que se passou, muito haveria que contar. aqui ficam uns exertos:
a loura que me atendeu (a tal ceguinha) confrontada com os dois exames e com a explicação do erro cometido por eles, iniciou-se dizendo com um sorrisinho idiota:
mas nós não fazemos comparações entre exames! os médicos olham e analisam, leve isso ao seu médico que ele faz isso. foram cá feitos os dois RX?
passados 5 minutos uma outra colega, afirmava que faziam comparações entre exames. ao que eu disse para a loura ceguinha:
está a ver o que a sua coelaga acabou de afirmar?!?!
mas eu nunca disse que não faziamos comparação de exames.
sangue frio... foi preciso muito... a sério... juro que me segurei.
depois uma técnica do RX disse após ler os dois relatórios:
mas quem ler os relatórios perceberá que houve uma evolução no sentido positivo.
(ai, ai, ai) pois minha senhora, eu também sei ler e presumo isso. acredito, até, que o médico que fez a prescrição também saiba ler e interpretar o RX. mas o que está em causa não é isso. o que está em causa é que foi feita uma prescrição, que vocês repetidamente afirmaram conseguir responder, por via de acesso a informação residente no vosso sistema e a primeira frase que aparece num suposto relatório comparativo é "Não tivemos acesso a exames anteriores."

a sério, o que fariam?

4 comentários:

Ana A. disse...

Dá mesmo vontade de os espancar tens td a razão! A histª dos atrasos não é por isto ou por aquilo a verdade é que marcam as consultas e afins com 10 minutos (leste bem 10)de intervalo logo como é de esperar se tds aparecerem... dá atraso na certa! E como a mlata não deve andar a marcar consultas e afins por desporto e penso eu que seja memso porq necessita... dá atraso. Eu nesse hospital tenho apenas a experiencia da oftalmologia em que inocentemente pergunto numa das vezes quais os horários disponiveis p marcar uma consulta e começam-me a dizer as horas de 10 em 10 minutos... qd fiz esse reparo ao rapaz q estava a marcar a resposta foi: "pois... são as instruções que temos". Pois claro nem eu pensaria outra coisa... enfim isto é no privado em que se largam lá várias "notas" nem imagino nos serviços públicos...

Fico apenas contente pela princesa estar a melhorar :) Vamos focar-nos no essencial e deixar o resto..
beijinhos grds

Odracir disse...

Acabei hoje de passar 3h no centro de saúde de paço d'arcos findas as quais fui informado que a médica não me podia ver hoje... comentários? comentários para quê? ainda bem que a evolução é positiva!

pantunes disse...

realmente sinto-me uma privilegiada.
Confirmam a minha presença na véspera, não espero mais de 15' e naquela clínica faço os exames necessários e ainda me informam quais os que têm melhor comparticipação. Se lá ficarem mais caros, indicam-me outo local. A ADSE é o melhor cartãozinho de saúde.
Mas não tenho dúvidas que é necessário reclamar e já reparei que quem desce da chinela e a agita no ar obtém melhores resultatos. As louras detestam escândalos e quanto mais gente ouvir mais elas se enterram.

Melancia disse...

Pois é amiga pantunes, mas isto é pela ADSE, não julgues!
qual é a clinica?
ah, e esta história já tem mais episódios.