quarta-feira, 7 de abril de 2010

pudim de peixe

já tenho feito isto para papar e ontem foi o que apeteceu... quando há pão a mais, ou umas sobras de peixe cozido nada como fazer este pudim que fica muito saboroso (receita baseada noutra similar publicada na revista Saberes e Sabores de Outubro de 2008).

ingredientes
manteiga q.b
pão ralado q.b.
150 g de pão da véspera
150 ml de leite morno
1/2 alho francês (parte branca) cortado em rodelas finas
1/2 curgete ralada em fios grossos
20 g de margarina vegetal (ou manteiga)
300 g de peixe cozido desfiado, limpo de pele e espinhas
sal e pimenta moída na altura
2 ovos grandes
coentros picados (ou salsa)

(devo dizer que ontem não havia alho francês lá por casa, pelo que foi feito com cebola e um dente de alho)

faz-se assim:
pré-aquecer o forno a 200ºC e untar um tabuleiro ou uma assadeira com manteiga. polvilhar com pão ralado e reservar.

cortar o pão em pedaços e demolhar com o leite morno, deixando embeber bem por aproximadamente 15 minutos.
aquecer a margarina num tacho. adicionar as rodelas de alho-francês e refogar até ficarem macias (como expliquei, ontem foi feito com cebola ralada e alho picado). juntar a curgete ralada (usar o crivo mais largo para ralar os alimentos). temperar com sal e pimenta, envolver e cobrir com uma tampa para estufar mais ou menos 6 minutos. adicionar o peixe desfiado, envolver e tapar para estufar mais 2/3 minutos. juntar o pão previamente escorrido e misturar, deixando cozinhar mais uns minutos, mexendo de vez em quando. retirar o tacho do lume.

numa tigela, a pevide bateu muito bem os ovos com sal e pimenta. posteriormente ela ajudou-me a adicionar os ovos ao preparado anterior, que mexi energicamente com uma colher de pau. temperar com coentros ou a salsa picados e transferir o preparado para o tabuleiro. alisar a superfície e levar ao forno durante cerca de 20 minutos, a 200ºC.
retirar o tabuleiro do forno e deixar repousar por 7-10 minutos.

servir o pudim devidamente acompanhado por uma salada. já o servi com salada de tomate, mas ontem foi acompanhado por salada de folhas verdes com nozes azeite e vinagre balsâmico, e ficou muito bem!
AH, e o pudim fica bem quente, morno ou frio!

Sem comentários: