terça-feira, 3 de agosto de 2010

Alpendrada


Alpendre
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.Ir para: navegação, pesquisa
O Wikcionário possui o verbete alpendreO alpendre ou marquise é um tipo de varanda que estabelece uma graduação bastante marcada entre os espaços interiores e exteriores de uma residência, protegendo-a da incidência direta da radiação solar e da chuva. Normalmente é entendido como uma faixa pavimentada sobre a qual avança o beiral do telhado que cobre a casa. Também costuma ser imaginada tradicionalmente como um corredor envolto de um lado por uma parede e do outro por uma arcada (de forma semelhante a um claustro) ou por uma seqüencia de pilares ou colunas.

O alpendre é um elemento típico da arquitetura vernacular de regiões muito quentes, em geral tropicais.

Uma coisa muito bem arquitectada!
Até podia ser este alpendre, mas não é. Este é do azinhal e não me apetece publicitar. Os tipos nem me pagam nada por isso.

Aqui não tenho o cabo de transferência para por este daqui. Mas está-se bem. E melhor ficarei quando consegui convencer o ximpa a ir até à torta de alfarroba. Pena eu não estar pançuda como tu! Não me mandava às osgas.

Mas desde ontem que eu ando é mesmo alpedrada com o que me aconteceu às contas associadas o Gmail. Desactivaram tudo e andaram a fuçar. Tive de alterar a palavra passe e não me passa pela cabeça porque é que aqui no ancas sou a anantunes. Queraio é que me andam a tramar????
É tudo muito isquisito.

3 comentários:

Anónimo disse...

já tás pantunes!
já há almas!
pronto, pronto já passou!
melancia

Melancia disse...

este alpendre está de gritos! é giro à brava! tu aproveita todos os alpendres, qu'eu cá fico com inveija!
mas ontem fiz algo que adoro! olhar para a cidade à noite. desde o Areeiro que tenho esse hábito, ir para a janela (agora varanda) e ficar a olhar. são diferentes as percepções: nesta casa há mais buliço e barulho da "evolução", no Areeiro havia mais intimismo, mais a voz dos vizinhos, o som da tv e da rádio...
os aviões! esses são comuns!

pantunes disse...

também gosto disso.
Á noite os sons são outros.Parece que não se evaporam. Condensam-se e ouvimo-los melhor. Então se apagarmos as luzes... o efeito aumenta.
Aqui não me atrevo. Isto é quase mato. Ontem pousou-me uma coruja branca e bem granjola aqui à porta. Quando levantou vou impressionou-me. O ano passado foi um camaleão a que o ximpa chamou de lagartixa. É só bixarada!