domingo, 31 de outubro de 2010

frango com couscous

couscous é algo muuuiiitoo apreciado cá por casa. volta não volta lá vem a sugestão de que o que apetece mesmo é comer couscous. fazemos várias receitas, pois são muito versáteis, e vão desde as saladas, a acompanhamentos de carnes várias.
ontem à noite foi a vez que couscous com frango.

o que leva para três:
1 cebola media
1 cenoura pequena
1 courgette pequena
3 coxas de frango
água (conforme indicação do pacote de couscous)
couscous (conforme indicação do pacote de couscous - fiz para três pessoas)
sal
azeite
pacote de chá
noz de margarina
como se faz:
lascar a cebola, ou cortá-la em nuvem e deixar caramelizar numa colher de azeite e com a frigideira tapada com o lume médio baixo. preparar a cenoura e a courgette lavando e cortando em cubinhos.
preparar o frango lavando e retirando o excesso de gordura. juntar à cebola caramelizada (nesta altura a cebola cheira divinalmente!!!) com a pele virada para baixo e deixar cozinhar tapado, em lume médio baixo tendo atenção para não pegar ao fundo.

se necessário borrifar com um pouco de água para que não pegue. temperar com muito pouco sal (uma colher de café se tanto). virar o frango e deixar cozinhar. virar novamente a pele para baixo e juntar os legumes aos cubos e deixar estufar os mesmos por cerca de 4 ou 5 minutos. desligar o lume e deixar repousar tapado.

entretanto aquecer a quantidade de água recomendada até ferver. salgar a água. eu, antes de introduzir os couscous, chálo quase sempre a água com o chá que apetitar nesse dia (uso uma saqueta pondo e retirando de imediato enquando a água ferve em cachão) o perfume do chá torna os couscous fantásticos. depois sigo as instruções do pacote para a quantidade que quero, o que varia de marca para marca. no final junto uma noz de margarina.

1 comentário:

Odracir disse...

Fantástica descrição! Merci!