quinta-feira, 21 de outubro de 2010

o mapa dos desenhos animados

é um mapa muito especial.

a pevide 1ª teve uma colega brasileira, na altura eu disse-lhe onde ficava o brasil. desde muito cedo que a tenho familiarizado com mapas e mundos e globos. aproveito sempre para lhe explicar para onde vai o pai, para onde vamos nós, para onde vão os amigos, se fica longe ou perto.
por isso, noutro dia, estavamos a comer num restaurante indiano, quando ela repara num mapa da índia, com as respectivas divisões administrativas e disparou: main, de que parte do brasil é a L.?
de facto o brasil e a índia têm algumas semelhanças de forma. após essa explicação, disse-lhe que aquela era a terra do balú e do mogli... vai daí fizemos um exercício muito engraçado. num guardanapo desenhei um mapa mundo e toca de indicar de onde são os desenhos animados. e foi divertidissimo!
falei com a educadora achamos que se enquadrava falar do tema, uma vez que andam todos curiosos com isto de onde fica esta ou aquela terra... houve meninos que passaram férias bem longe de cá e estavam com o projecto das zebras a finalizar. combinamos e ontem foi o dia de construir, com a ajuda deles um mapa mundo, simplificado com personagens que eles conhecem e gostam.



foi absolutamente fantástico! e de repente ficaram a falar do japão, da austrália, do canadá, de que para ir daqui para a américa têm de ir de avião, mas para espanha podem ir de carro, que há locais que são taããããããooooo longe que têm de apanhar dois aviões. ou que quase todos são desta cidade, mas há dois ou três que são de outras cidades.

Sem comentários: