quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

post limpeza mental - o bom

a minha gravidez foi seguida no serviço de alto risco da maternidade dr. alfredo da costa, serviço onde, de um modo geral as coisas correm bem: somos bem atendidas, tudo é explicado da mesma maneira, e isto parece ser um esforço de toda a equipa, desde os administrativos, aos auxiliares, aos enfermeiros e médicos. Esclarecem tudas as dúvidas das mais simples mas que nos atormentam, às mais complexas, passando pelas que nem nos passam pela cabeça.
o esforço para atender o que pode chegar a ser cerca de 90 grávidas por dia ,nem sempre é reconhecido pelas mesmas e seus acompanhantes... há dias em que a espera aumenta, a impaciência também e, com ela, a falta de educação de alguns utentes.
cheguei a afirmar a uma das administrativas (uma querida, a S., super eficiente e desenrrascada) que deveria ser a pessoa mais bem humorada que conheci.
há espaço para melhorar e não vou dizer que fiquei impávida com as esperas em alguns dias (que chegaram a ser de 5 horas) mas, no geral, a coisa correu bem. não vou dizer que gostei de toda a gente, que estaria a faltar à verdade, mas no conjunto, a nota é bastante positiva.
também o serviço de urgencia é de um modo geral bom. conforme o dia, conforme a espera, mas o peso do positivo supera o negativo. enfermeiros do mais simpático que há, embora quando se está em stress (só o facto de ir a uma urgência é porque se está em stress) não se ache grande piada ouvir cantorias e piadinhas entre médicos, enfermeiros e restante pessoal... mas eles estão lá o dia todo, certo? têm de manter o bom humor em cima e passar um pouco ao lado das desgraças que vão vendo.
houve uma enfermeira do serviço de CTG que me chegou a dizer que se tivesse de ir todos os dias à urgência que fosse, que é para isso que lá estão e que não podemos é ter dúvidas quanto ao nosso bem estar e do nosso bébé!
em resumo, o acompanhamento pré-natal é cuidado. há ainda o muito bom mas há também o reverso da medalha... brevemente.

Sem comentários: