sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

post limpeza mental - o mau

(isto vai assim, escrito de um folgo, ou assim, ou não vai)

a coisa piorou muito no que diz respeito ao pós-parto.
coincidentemente, fiquei exactamente na mesma enfermaria e cama de há 5 anos atrás. mas o que por lá se passou já não teve nada de coicincidente.
não ensinaram nada.
há cinco anos pegavam nos bebés e vai de exemplificar como se dava banho, como se mudava a fralda, como se limpava o umbigo, até powerpoint de como transportar o bebé mostravam... e agora nada. não que eu precise, já tenho uma filha, mas relembrar algumas coisas dava jeito.
depois o meu leite não subiulogo, eu fui-me enervando e nada de subir o leite. e a cria chorava a bom chorar com fome e eu falava com enfermeiras explicando que não tinha e que se devia dar leite adaptado para a criança não estar naquele estado.
a coisa foi tal que a bebecas esteve praticamente 24 horas sem dormir e a berrar a plenos pulmões.
cada turno de enfermagem, cada senteça. lá devem ter achado que eu não queria amamentar. e não adiantava explicar que sim que queria, mas não havia como... sem leite, não se amamenta. foi a loucura total. ia enloquecendo, a sério. fiquei sem descernimento para o que quer que fosse.
e quanto mais me diziam para me acalmar pior ficava. resultado a cria ficou stressadíssima, e já só se acalmava no colo dos outros, andou pela enfermaria inteira ao colo de enfermeiras. e eu cada vez pior. fizeram testes de glicémia à miuda e estava tudo bem, estava alimentada... segundo me informaram.
lá houve uma enfermeira que se apercebeu da real dimensão da coisa e resolveu dar-me um biberão de leite adaptado para dar à bebécas... com a recomendação de: só a pode alimentar daqui a 4 horas, porque este leite é muito gordo e de dificil digestão blá blá, blá e que depois de aberto dura 2 horas.
passadas 2 horas a bebé fica em prantos novamentte. e mudou o turno de pessoal de enfermagem e... de novo o que é que se passa etc., etc., e novas explicações. e mas "se já passaram três horas porque é que não lhe dá mais comida?, amamente-a, quando se dá leite adaptado os intervalos são de 3 em 3 horas."
HHHAAAARRRGGGG! ia-me passando. "olhe que este leite depois de aberto dura 1 hora" HHHAAAARRRGGGG! ia-me passando duplamente.
e assim continuamos a nossa saga, e eu a ver a criança desaparecer, ela que era gordinha, estava a ficar pele e osso. e entre "a-cal-me-ses se não o leite não sobe","dispa a criança que está demasiado vestida, a senhora tem frio?", "não tem mais roupa para a menina? devia de a vestir mais..." (estas duas frases foram da mesma enfermeira) e dores terriveis que tive lado direito do corpo, em que me tiveram de administrar doses cavalares de relaxantes musculares, porque acabei por ficar com dificuldades respiratórias terriveis, pois toda eu tremia cada vez que tentava respirar, cada movimento era um verdadeiro suplicio. podia não ter chegado àquela situação se e as minhas primeiras queixas não tivessem sido ignoradas, mas perece que andam em poupanças e só deve haver dinheiro para os ben-u-rons. a coisa tomou tais proporções que  acabei por ter de ser vista por anestesistas, mas só quando quase não me mexia. e se eu aguento a dor...
bom, resolvi colocar a cabeça a funcionar, com a cria a berrar e ia pedir um pediatra, quando entra na enfermaria mais uma outra enfermeira, que se me dirige a perguntar o que se passava... fiz o resumo da situação e fui logo dizendo que não compreendia a falta de coordenação e linha de acção entre os vários profissionais. cada um parecia andar às apalpadelas, e dava meras opiniões sem se criar uma linha condutora de todo um processo.. deve ter tido algum impacto, pois foi pesar a criança. e nunca mais apareceu... na realidade passaram cerca de 30 minutos que foram eternos.
entra com a bebé e diz-me "sabe, ela perdeu 400 gramas... é mais de 10% do peso e isso é preocupante",
"pois, parece-me que é disso que me tenho queixado... quanto pesa agora?",
"3k 270g",
"se as contas não me falham são 480 gramas e não 400..., quero falar com um pediatra",
"já contactei o serviço, passam cá mais logo, mas se calhar a sua bebé não tem alta... já lhe dei um suplemento".
após falarmos a pediatra e eu, a bebé ficou com indicação de mama e suplemento tendo de se seguida mais de perto e teve alta.
eu, fiquei eufórica por sair. saí e telefonei ao pediatra que a vai seguir. e sim, aí sim, foi o descanso, estabelecemos uma estratégia até à consulta e no dia marcado mais cedo do que é costume, lá estavamos no consultório.

2 comentários:

pantunes disse...

dassssse!
gaja sooofre!
parece que andam todos loucos.

Melancia disse...

tamém me parece!!!