quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

quando a determinação é má

a saúde tem-se degradado a olhos vistos, eu cá acho. as sagas que vivo no posto médico, as parvoíces que sou obrigada a fazer, o falsidades, sim, porque ir com um atestado ao centro de saúde para um qualquer médico que nunca me viu atestar o que está no atestado do médico que me segue é uma falsidade, dizia eu, as falsidades que me obrigam a cometer, aborrecem-me e fazem-me pensar o que vai ser deste país... que em vez de melhorar, não, piora.
estou a voltar à saga das vacinas... sem grande vontade de estar num posto médico 2 e 3 horas com uma cria muito pequena e saudável junto de outras crias doentinhas, na mesma sala de espera... e eis que descubro que num hospital particular se podem administrar as vacinas do plano nacional de vacinação em troca de 10 euros de serviços de enfermagem. ainda bem que assim é, pois como posso pagar vou lá e não sujeito a criança a contágios e em 10 minutos estarei despachada. foi só telefonar e tudo ficou marcado.
mas isto entristece-me. muito.
porquê, qual a diferença entre as vacinas serem administradas num hospital particular ou na escola superior de enfermagem? era lá que ia quando o ministro Correia de Campos decretou que vacinas, só nos centros de saúde, locais (pelo menos o meu) que estão a rebentar pelas costuras... aliás no meu centro de saúde, foi-me explicado por um administrativo, que por falta de médicos pediatras, a partir dos 3 anos as crianças passam a ser atendidas pelo médico de familia (médico que não temos).
só por descargo de consciência, fui à escola superior de enfermagem confirmar se ainda estavam sem poder dar vacinas... e sim, ainda estão! e também ficaram admiradas com a situação. e acabei por ficar a saber que duas enfermeiras que trabalham no meu centro de saúde, também iam à escola superior de enfermagem com os filhos... para eles serem vacinados, dado que as coisas no centro de saude não funcionavam bem.
tanta preocupação em aumentar a riqueza e produtividade do país e, como já por aqui falei dessas contas, é melhor faltar uma manhã inteira para ir dar vacinas às crias ao centro de saúde, do que chegar meia hora mais tarde e ir a outro lado.

1 comentário:

Anónimo disse...

Na Tunisia e Egipto já arranjaram maneira de resolver alguns problemas que lá tinham :)