domingo, 29 de maio de 2011

doce de morangos com hortelã

cá por casa houve um ataque de morangos, na altura errada! calhou quando da intervenção do amorzinho pequerrucho aos ouvidinhos e nariz, que durante uns dias só pode comer gelados, liquidos e moles... morangos com grainhas... não eram a melhor opção! eu não os posso comer por causa da xia que fica com borbulhas, uma vez que a sua alimentação é exclusivamente constituida por leitinho meu, e o amor grande não estava para aí virado. os morangos até vieram na altura certa, só não conseguimos foi acabar com eles. logo pensei: há que fazer uma doçura de morangos.
(este não é um doce para durar, é para comer em duas a três semanas e inspirei-me num doce de morangos que o jamie oliver faz. só que o dele leva muito, muito açucar o que deixa o doce extremamente enjoativo e por isso nem deixei por aqui a receita. à conta disso tenho cerca de meio  litro de doce que acho que vou passar acrescertar natas ou iogurte e fazer um gelado... quando acertar na quantidade de açucar o doce virá para aqui)

o que leva:
500 gr. de morangos
150 gr. de açúcar
sumo de 1/2 limão
2 folhas de hortelã


como se faz:
colocar num tacho os morangos previamente arranjados juntamente com o sumo do limão e o açúcar. com uma vara de arames esmagar os moraguinhos para que fiquem em pedaços grosseiros.
levar o tacho a lume brando, mexendo de vez em quando, até ferver (não mais de 10 a 15 minutos, pois este não é um doce para durar).
juntar as folhas de hortelã e retirá-las após o doce ter arrefecido um pouco (10 a 15 minutos).
verter para frascos esterilizados.

1 comentário:

pantunes disse...

hortelã, não é?
não me passaria pela cabeça.

se não conseguires consumir tudo, já sabes. Exportas aqui para a parte norte da 2ªcircular.