quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Um dia, alguém perde a paciência...

Carlos Zorrinho diz, a propósito da aquisição de quatro viaturas (custeadas pelo orçamento da AR) pelo grupo parlamentar do PS, que a Democracia tem custos. Francisco Assis, também do mesmo partido, pergunta se o presidente do grupo parlamentar deve andar de Clio...
Vamos deixar de lado a publicidade que Assis fez ao novo Clio e focar-nos noutro ponto: o que é que estas declarações (há gente noutros partidos a dizer coisas parecidas…) revelam? Isso mesmo: uma grande falta de tino. Vejamos: a Democracia tem custos? Claro. Mas esses custos devem ser tão mais baixos quanto as dificuldades sentidas pelos cidadãos. Ora fazer estas declarações numa semana em que os portugueses levaram pela goela abaixo uma aviltante subida de impostos é gozar com as pessoas. Porque não se percebe qual a relação entre a Democracia e um Audi A5 e três VW Passat. E não se entende por que a utilização de um Clio atira os parentes do presidente de um grupo parlamentar para a lama…

Tenho passado os últimos meses a explicar aos muitos leitores, ouvintes e telespectadores que me escrevem que salários, automóveis, subsídios de deslocação e outras "mordomias" dos políticos são uma gota de água no oceano da despesa pública. E que pouca diferença fazem no total. Mas política não se faz apenas de números. Faz-se de exemplos. Porque são os exemplos que fazem a "cola" que forja o consenso social. Consenso que ajuda a enfrentar os sacrifícios dolorosos que o país está a fazer. Não perceber isto, e fazer brincadeiras idiotas com Audis, VWs e Renault Clios, é mostrar que a classe política não aprendeu nada com os erros dos últimos anos. E um dia alguém sova um político.


camilolourenco@gmail.com

1 comentário:

Odracir disse...

Não te deixes enganar por esse malandro, Melancia! (É claro, nem preciso de o dizer que os outros malandros deviam é andar com um L, ou L12, como eu...)