sexta-feira, 22 de outubro de 2010

reciclagem

ando já para desembuchar umas ideia sobre este assunto há uns tempos... mas acabo por me esquecer. acontece que hoje fui a um supermercado, que à pala das suas procupações ambientais tomou algumas medidas amigas do ambiente. principalmente o ambiente do lado deles. não é que os preocupados estavam a lavar uma esfregona com detergente à mangueirada no meio da rua... seguramente foram-se alguns 100 litros de água na lavagem da esfregona. verdade, se não foram mais... entretanto esta mesma superficie quase não vende fruta a granel. está tudo em couvetezinhas, devidamente embrulhadas em pelicula... e se em vez de 4 maçãs quizermos 6, basta trazer duas couvetezinhas... hoje até as bananas estavam devidamente acondicionadas em plástico e, mais uma vez, se o cliente quer 8 bananas em vez de 5, lá vêm duas embalagens plásticas. serve de muito pagarem-se os sacos para transportar os alimentos, como medida de diminuição do uso do plástico!
outra coisa que me faz confusão é porque é que acabaram com o vazilhame?... nessa altura reciclava-se... e bem mais que hoje. recordo-me perfeitamente das minhas avós terem uns sacos de pano que ficavam dobradinhos numa bolsinha e que os usavam para ir às compras.
e porque é que as embalagens mais pequenas são mais baratas que as de maior quantidade: a papa que a minha filha come é mais barata se comprar embalagens de meio quilo em vez da embalagem de quilo (portanto duas vezes mais cartão, duas vezes mais pacote platificado, duas vezes mais tintas de impressão, duas vezes mais espaço). o mesmo vale para detergentes, papel higiénico, bolachas...
e as tão apregoadas marcas brancas?!? ter cuidado com elas é o que recomendo. ainda hoje bolachas de marca branca tinham o preço por quilo 0,40€ mais elevado que as de marca XPTO.
tende cuidado, criaturas, cuidado e atenção!

Sem comentários: