domingo, 30 de janeiro de 2011

darteprendas!

a darteprendas é uma loja de... prendas!
a dona é uma amiguinha, que trabalha com um conjunto de artesãos de cujas mãos saem trabalhinhos muito lindos.
existem prendas para todos, desde os pitufos às avós!
a xia bolinha recebeu um lindo conjunto de saquinho, porta documentos e album para fotos.
aqui fica a foto. obrigada A.


entretanto se quiserem dar prendas, podem sempre ir espreitar a site. e a A. recebe encomendas!!!
e as coisinhas podem ser personalizadas. e ela é muito querida e precisa de que lhe comprem coisinhas!!! e além de a ajudarem a ela, ajudam quem trabalha com ela!!! e para verem basta ir a http://www.darteprendas.com/

sábado, 29 de janeiro de 2011

bolos da festa da filha grande

ficaram catitas!!!
quereis a receita da cobertura?
por cada 125 gr de icing sugar uma colher de sopa de água e umas gotas de limão. misturar até obter um creme. decorar queques ou madalenas ou muffins a gosto. pode-se juntar corantes para dar outros looks!!!

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

faina

prometido é devido!!!
aqui fica o resultado de quase 2 meses na faina.
alguns dos nossos meninos foram presenteados com estes mealheiros.
foram umas prendas que nos envolveram aos três.
ficaram catitas!

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

O coração bombeia cá k'uma força....



Finalmente... casinha nova - vamos mudar de Alenquer para Lisboa!

Lisboa??? Não! que aqui o m2 é mais caro que cerejas em Dezembro.
Alta de Sacavém. A fazer concorrência aos pessoal da Alta de Lisboa. Mais claro...Terraços da Ponte. Casa linda a lembrar um bombom de chocolate com cobertura de baunilha! Que doçura!!!!

Fazemos as contas, consultamos bancos, recusaram-nos um crédito, fomos para outro, finalmente emprestam, alugamos a casa de Alenquer a um Paulo que é pintor a quem nós perdoamos o mês de caução para que ele (já que é pintor....) pintar ele a casa como quer. Tudo bem, tudo arranjado, marcam a escritura para dia 24 (o dia de nervos do post anterior), começo nos empacotamentos, quando...

Então não é que nos cancelam a escritura na 6ª feira (dia dos tremeliques do post anterior)porque no inquérito para a companhia de seguros, aquele patareca careca do ximpa Zé foi escrever que tomava ziloric regularmente????

Eu, que sou tonha, na pergunta sobre doenças endócrinas fiz-me de tansa e não escrevi nada, vai aquele, armado em espertalhaço, faz uma declaração daquelas como quem toma aspirina prá dor de cabeça.

Toca de ir atrás do médico dele para passar o relatório do porquê, para entregar na seguradora. Para quê??? Para nos agravarem o seguro tá claro!.

E agora não sei quando é que faço as mudanças, já tou aflita porque as latas de tinta entram-me pela casa dentro a 14 de fevereiro e eu ainda não tenho a 2ª escritura marcada.

Vou deixar de beber café que isto anda-me a fazer mal ao coração

Destrambelhada e a bater mal


Então não é que andei um ano e tal convencidissima que iria ser degolada para me tirarem o raio do nódulo da tiróide que a ecografia tinha detectado e que media 5cm e que à pàla disso tive de fazer uma citologia aspirativa em St Marta e que depois foi o resultado para a clínica da Senhora Doutora que me CHAMA COM URGÊNCIA de uma 6ª feira para 2ª, andei a tremer todo o fim de semana, a sentir coisas esquisitas na garganta, sem conseguir engolir, a chorar pelos cantos para que a família não me visse, chego lá e diz-me que achava estranho mas as análises não acusam células neoplásica e que a "amostra é escassa"!. Pudera! A ecografia é que se deve ter enganado de 5mm para 5CM.
E paguei eu a consulta para ela me dizer que a médica dela se enganou e que eu vou ter que repetir tudo: análises, ecografia e citologia.
Ontem estive por um fiozinho para não lhe assentar um murro nas fuças. Estive por pouco! E ainda não tou a bater bem.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

pipi

nunca me imaginei a falar de pipis com um tipo que nunca tinha visto antes...
isto de ser mãe tem destas coisas.

(conversa tida com o pediatra de serviço numa urgência)

mãe polvo

às vezes é difícil ter só dois braços... faltam-me mais 6, pelo menos!

fantástico

adorei ouvir uma jornalista dizer:
'a abstenção foi de 53%, a mesma percentagem com que o candidato cavaco silva ganhou.'
brutais, estas contas, brutais... dahaahhh

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

parabéns

a minha pevide I.
que a vida te seja sorridente, sempre!

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

...

a pevide II comporta-se como se estivesse dentro da minha barriga! só que está de cabeça para cima e cá fora! tudo o resto é igual: parece uma bolinha.
como gosta de dar gemidinhos enquanto mama, estamos a considerar alterar o nome dela para xia bolinha.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

mau feitio temos todos

há pouco desanquei numa pessoa que gosto muito, mas já me estava a comichar o facto da desculpa que "ela tem mau feitio". pois bem, ao fim de vários anos, dei por mim a responder: sim, mas mau feitio temos todos.
irra que quanto mais nos baixamos, mais o cú se nos vê. acabou, fartei-me.

só mesmo as minhas filhas

me fazem comer mel...
se houver uma alma caridosa que me dê uma receita de como melhorar de uma valente dor de garganta, e tosse, agradeço.
não esquecer: estou a amamentar.
é que o leitinho quente com mel... é mesmo intragável. quero drogas. ou outras porcarias que não mel.
'tankes'

se eu pudesse ele era o meu médico

estou a falar do pediatra das minhas filhas.
sou absolutamente fã, a cada consulta, a cada contacto telefónico, fico sempre descansada. quer com o diagnóstico delas quer com as "previsões" do que vai acontecer com elas, ou comigo. por isso, se pudesse ele era o meu médico. acho que lho vou propor!
lembro-me da primeira vez que lá fui, ainda com a pevide I na barriga a auxiliar me ter dito: o Dr. Espinosa acerta mais por consultas telefónicas do que muitos com a presença dos meninos! e isto é tão verdade que parece impossivel.
é prático, e pragmático e a minha unica e preocupação é que se lembre de arrumar as botas e vá para casa, uma vez que já tem 74 ou 75 anos, ou (lagarto, lagarto, lagarto) que lhe aconteça alguma coisa. no consultório dizem que ele nem pense em 'reformar-se' que não deixam, eu cá por mim também não deixo!
lembro-me de ele não estar e, numa urgência, fui a outra pediatra... foi a pior decisão e o dinheiro mais mal gasto na minha vida. saí de lá de rastos, a pensar que estava a matar aos poucos a minha pevide I, lavada em lágrimas, que a cria tinha todos os problemas e mais alguns. contei depois o episódio ao Dr. e ele, com a sua paciência e sapicência respondeu, olhando para o livro do bébé: "pois, eu, se olhasse para estes dados assim a frio, muito provavelmente diria algo do género, mas como conheço a bebé, sei que não é nada disso, além dos historial familiar que tem de se ter em conta." e ficámos assim.
e até hoje, presencial ou telefonicamente tudo corre bem.
quando se passou o episódio da paveide II e o contactei, ele a meio da conversa, imperrome-me e questiona-me (foi mais uma afirmação que uma questão) "o parte foi por cesariana?.", "foi" respondi, "então é muito comum não subir logo o leite, pode demorar mais 4 ou 5 dias, não se preocupe, temos de ser práticos, vamos fazer o seguinte..."
e pronto, acho que já ia sendo tempo de homenagear este médico.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

post limpeza mental - o mau

(isto vai assim, escrito de um folgo, ou assim, ou não vai)

a coisa piorou muito no que diz respeito ao pós-parto.
coincidentemente, fiquei exactamente na mesma enfermaria e cama de há 5 anos atrás. mas o que por lá se passou já não teve nada de coicincidente.
não ensinaram nada.
há cinco anos pegavam nos bebés e vai de exemplificar como se dava banho, como se mudava a fralda, como se limpava o umbigo, até powerpoint de como transportar o bebé mostravam... e agora nada. não que eu precise, já tenho uma filha, mas relembrar algumas coisas dava jeito.
depois o meu leite não subiulogo, eu fui-me enervando e nada de subir o leite. e a cria chorava a bom chorar com fome e eu falava com enfermeiras explicando que não tinha e que se devia dar leite adaptado para a criança não estar naquele estado.
a coisa foi tal que a bebecas esteve praticamente 24 horas sem dormir e a berrar a plenos pulmões.
cada turno de enfermagem, cada senteça. lá devem ter achado que eu não queria amamentar. e não adiantava explicar que sim que queria, mas não havia como... sem leite, não se amamenta. foi a loucura total. ia enloquecendo, a sério. fiquei sem descernimento para o que quer que fosse.
e quanto mais me diziam para me acalmar pior ficava. resultado a cria ficou stressadíssima, e já só se acalmava no colo dos outros, andou pela enfermaria inteira ao colo de enfermeiras. e eu cada vez pior. fizeram testes de glicémia à miuda e estava tudo bem, estava alimentada... segundo me informaram.
lá houve uma enfermeira que se apercebeu da real dimensão da coisa e resolveu dar-me um biberão de leite adaptado para dar à bebécas... com a recomendação de: só a pode alimentar daqui a 4 horas, porque este leite é muito gordo e de dificil digestão blá blá, blá e que depois de aberto dura 2 horas.
passadas 2 horas a bebé fica em prantos novamentte. e mudou o turno de pessoal de enfermagem e... de novo o que é que se passa etc., etc., e novas explicações. e mas "se já passaram três horas porque é que não lhe dá mais comida?, amamente-a, quando se dá leite adaptado os intervalos são de 3 em 3 horas."
HHHAAAARRRGGGG! ia-me passando. "olhe que este leite depois de aberto dura 1 hora" HHHAAAARRRGGGG! ia-me passando duplamente.
e assim continuamos a nossa saga, e eu a ver a criança desaparecer, ela que era gordinha, estava a ficar pele e osso. e entre "a-cal-me-ses se não o leite não sobe","dispa a criança que está demasiado vestida, a senhora tem frio?", "não tem mais roupa para a menina? devia de a vestir mais..." (estas duas frases foram da mesma enfermeira) e dores terriveis que tive lado direito do corpo, em que me tiveram de administrar doses cavalares de relaxantes musculares, porque acabei por ficar com dificuldades respiratórias terriveis, pois toda eu tremia cada vez que tentava respirar, cada movimento era um verdadeiro suplicio. podia não ter chegado àquela situação se e as minhas primeiras queixas não tivessem sido ignoradas, mas perece que andam em poupanças e só deve haver dinheiro para os ben-u-rons. a coisa tomou tais proporções que  acabei por ter de ser vista por anestesistas, mas só quando quase não me mexia. e se eu aguento a dor...
bom, resolvi colocar a cabeça a funcionar, com a cria a berrar e ia pedir um pediatra, quando entra na enfermaria mais uma outra enfermeira, que se me dirige a perguntar o que se passava... fiz o resumo da situação e fui logo dizendo que não compreendia a falta de coordenação e linha de acção entre os vários profissionais. cada um parecia andar às apalpadelas, e dava meras opiniões sem se criar uma linha condutora de todo um processo.. deve ter tido algum impacto, pois foi pesar a criança. e nunca mais apareceu... na realidade passaram cerca de 30 minutos que foram eternos.
entra com a bebé e diz-me "sabe, ela perdeu 400 gramas... é mais de 10% do peso e isso é preocupante",
"pois, parece-me que é disso que me tenho queixado... quanto pesa agora?",
"3k 270g",
"se as contas não me falham são 480 gramas e não 400..., quero falar com um pediatra",
"já contactei o serviço, passam cá mais logo, mas se calhar a sua bebé não tem alta... já lhe dei um suplemento".
após falarmos a pediatra e eu, a bebé ficou com indicação de mama e suplemento tendo de se seguida mais de perto e teve alta.
eu, fiquei eufórica por sair. saí e telefonei ao pediatra que a vai seguir. e sim, aí sim, foi o descanso, estabelecemos uma estratégia até à consulta e no dia marcado mais cedo do que é costume, lá estavamos no consultório.

Deus, meu

deixei de ser aquário e não sabia! que vai ser de mim?!?

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

noticias cá da rua

F I N A L M E N T E!!!
vieram acabar de alcatroar o m2 que faltava! mais de um mês depois!

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

post limpeza mental - o muito bom

depois do bom, o muito bom.
toda a equipa de cirurgia foi irrepreensivel, super simpáticas (só me lembro de ter visto um homem das, ao que julgo terem sido 11 pessoas que estavam no BO, portanto é no feminino que vai). tivemos conversas sérias, assim-assim e alguma risota com a história da permanente de pestanas feita em Ibiza!
o recobro também foi bomzinho, pese embora o enfermeiro ser um pouco chatinho. muito honestamente, estava-me nas tintas para a meteorologia, ou para o facto de ele ter trabalhado na BA de Beja com acesso previligiado a dados meteorológicos, ou para o que é que eu faço na vida, ou ainda para as porcarias que o país atravessa por estes dias.
queria namorar a minha nova cria e o raio do homem queria conversa.
depois do muito bom, o mau... que também o há, infelizmente...

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

post limpeza mental - o bom

a minha gravidez foi seguida no serviço de alto risco da maternidade dr. alfredo da costa, serviço onde, de um modo geral as coisas correm bem: somos bem atendidas, tudo é explicado da mesma maneira, e isto parece ser um esforço de toda a equipa, desde os administrativos, aos auxiliares, aos enfermeiros e médicos. Esclarecem tudas as dúvidas das mais simples mas que nos atormentam, às mais complexas, passando pelas que nem nos passam pela cabeça.
o esforço para atender o que pode chegar a ser cerca de 90 grávidas por dia ,nem sempre é reconhecido pelas mesmas e seus acompanhantes... há dias em que a espera aumenta, a impaciência também e, com ela, a falta de educação de alguns utentes.
cheguei a afirmar a uma das administrativas (uma querida, a S., super eficiente e desenrrascada) que deveria ser a pessoa mais bem humorada que conheci.
há espaço para melhorar e não vou dizer que fiquei impávida com as esperas em alguns dias (que chegaram a ser de 5 horas) mas, no geral, a coisa correu bem. não vou dizer que gostei de toda a gente, que estaria a faltar à verdade, mas no conjunto, a nota é bastante positiva.
também o serviço de urgencia é de um modo geral bom. conforme o dia, conforme a espera, mas o peso do positivo supera o negativo. enfermeiros do mais simpático que há, embora quando se está em stress (só o facto de ir a uma urgência é porque se está em stress) não se ache grande piada ouvir cantorias e piadinhas entre médicos, enfermeiros e restante pessoal... mas eles estão lá o dia todo, certo? têm de manter o bom humor em cima e passar um pouco ao lado das desgraças que vão vendo.
houve uma enfermeira do serviço de CTG que me chegou a dizer que se tivesse de ir todos os dias à urgência que fosse, que é para isso que lá estão e que não podemos é ter dúvidas quanto ao nosso bem estar e do nosso bébé!
em resumo, o acompanhamento pré-natal é cuidado. há ainda o muito bom mas há também o reverso da medalha... brevemente.

terça-feira, 4 de janeiro de 2011