Mostrar mensagens com a etiqueta é de fazer. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta é de fazer. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, 23 de setembro de 2014

marmelada e marmelada branca

a proposito de um trabalho que a pevide ii fez para levar para a escolinha sobre marmelos e marmelada descobri que existe a marmelada branca, mas já lá vamos.

esta partilha com os amiguinhos de turma foi muito importante para eles todos, porque aos quase quatro anos eles adoram partilhar vivências.
assim deitámos mãos à obra fizemos um cartaz com a apanha dos marmelos, com marmeleiros e com imagens de marmelada. levamos numa caixa a marmelada (versão "normal" que fizemos as duas e que todos tiveram oportunidade de experimentar ao lanche.

no meio deste projeto descobri a marmelada branca e resolvi experimentar aptando-a aos gostos cá de casa no que à quantidade de açúcar diz respeito.

aqui as duas marmeladas!

o que leva:
| 2  quilos de marmelos pesados inteiros
| 750 gramas de açúcar
| 1 limãos sem casca, partes brancas e caroços
| 240 gramas de água

como se faz:
lavar bem e cozer os marmelos em água.
deixar arrefecer.
separar a polpa do caroço.
na bimby colocar no copo o açúcar e a água, programar 30min/varoma/vel 2, sem copo medida.
decorrido o tempo, juntar o limão e a polpa e programar 2min/vel 3, 5, 7.

domingo, 9 de março de 2014

neve

e quem diz neve, diz sandes de queijo da serra, que, como sabemos, faz um bem enorme à dieta!

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

coisas do ano velho - espécie de decoupage

em setembro passado, compramos uma nova cama, à pevide I.
pevide II precisava de terminar a sua utilização da cama de grades e não nos pareceu lógico comprar mais uma cama pequena. vai daí, a cama da pevide I passou para a pevide II.
mas a cama não tem cabeceira e pevide I tem pavor a cair da cama abaixo... pelo lado da cabeceira!
como não conseguimos encostar a cama à parede pelo lado da cabeceira, lembrei-me de transformar um móvel em cabeceira.
eis o resultado!

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

praia, pedras, tinta!

uma das actividades deste verão foi pintar pedras!
primeiro a escolha! chegados à praia, toca de ver as pedras que havia.
depois o carregar! toca de as levar para casa!
seguia-se o lavar, para tirar o sal e areia!
depois de sequinhas preparavamos as tintas para as pevidocas pintarem.
eu aproveitava as pinturas da mais pequena e fiz pequenos ajustes!
eis o resultado!


quarta-feira, 1 de agosto de 2012

animais selvagens

pegue-se em duas crianças.
junte-se molas da roupa em madeira, caixas de cartão, tesoura, canetas e imaginação!
e não é que dá um resultadão?!?!
horas de brincadeira!



recortar os corpos dos bichinhos e pintar a gosto. a cabeça e as patinhas são apenas encaixadas, as patinhas com a pressão da mola e a cabeça, em opção, poderá ser encaixada no próprio arame.
entretanto, acrescentámos árvores, como a da imagem, e cenários!

*dica: para os animaizinhos ficarem em pé o cartão precisa ser grosso... (um dos nossos bichos acabou por ficar com os pescoço "partido" com o peso da cabeça)

quarta-feira, 4 de julho de 2012

mais um uso para rolos de papel

não ficam lindas?
os miudos adoram!

segunda-feira, 18 de junho de 2012

esforço

tenho andado em dieta... custa um bocadinho, é certo, mas ao fim de uma semana perdi 1,5kg!
portanto, há que continuar!
mas custa, porque apesar de a amamentação ainda ser uma realidade, a quantidade já não é a mesma mas a fome continua a apertar.
mas com esforço a coisa vai.

quinta-feira, 14 de junho de 2012

tu tens é os pés tortos

essa é que é essa!
pois que usei ontem o dia todo as ditas sandálias que te dão mau andar e, amiga pantunes, deixa-me que te diga, que são super confortáveis!
oh pró pézinho da menina...

(são ligeiramente diferentes das que apresentei... mas são mais lindas!)

hoje

dia de reunião de pais da sala da mais nova!

quarta-feira, 13 de junho de 2012

bom, bom

era um feriadinho todas as semanas!

reunimos um belo grupinho para ver o jogo. cinco adultos e seis crianças.
ah, feriadinho bom!!!

quinta-feira, 26 de abril de 2012

art-atak

pois que lá por casa, nos ultimos tempos, têm havido art-ataks às duzias:
ele fitas para os cabelos das pevides (com direito a encomendas das amiguinhas da pevide I*)



ele é criação de joaninhas monstruosas

ele é construção de totems



*
M - olá.... foste tu que fizeste a fita da pevide?...
eu - fui eu e a pevide!
M - gosto tanto... ... ...
eu - e queres uma para ti?
M - SIM!

domingo, 19 de fevereiro de 2012

pendurezas catitas

lá para os finais de janeiro tive necessidade de fazer uns presentinhos para oferecer... e enquanto estive de baixa com a pevide I em casa fiz isto:


sábado, 18 de fevereiro de 2012

os dois bolos dos anos da pevide I

bolo da festa caseira


bolo da festa da escola



quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

dúvida

quero um bolo vermelho... só não sei o faço por dentro ou por fora...

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

faina

prometido é devido!!!
aqui fica o resultado de quase 2 meses na faina.
alguns dos nossos meninos foram presenteados com estes mealheiros.
foram umas prendas que nos envolveram aos três.
ficaram catitas!

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

a faina acabou

andamos à dois meses na faina!
fotos mais logo!

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

entretem de feriado

redescobrir bonecada de bebecas muuiiiittttooo pequenas;
fazer árvore de natal.
construir uma árvore de natal com a pevide I.
como fazer:
carolina
marido jeitoso, pois eu não consigo fazer cones de papel
papel de aluminio
linha
papel crepon vermelho
rolo de papel higiénico
cola



 
    

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

de como uma tarde espécie de pesadelo (pelo menos para mim) se transforma numa tarde porreira

1. o marido chega e consegue abrir o termómetro para o colocar novamente em ºC
2. o marido abre uma gaveta e encontra os documentos que não devem perder-se nem em pensamento (claro que agora e até ao final da vida ele passa e passará por mim a dizer "não posso só ver o que está à frente do nariz, tenho de procurar!" - frase que já tive de lhe dizer)

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

listinha "to do", versão 2010

  1. beber água ou chás/infusões diariamente, para andar bem hidratada
  2. eliminar parte dos doces/sobremesas/guloseimas que normalmente costumo ingerir
  3. perder uns quilitos a mais
  4. ter sempre a depilação em dia (depois do natal fui a clinica do pêlo! é desta! vou ficar sem pêlos)
  5. manter o verniz (mesmo o transparente) em excelentes condições - sem descurar as unhas do pés! (xinapá, já não mudo o verniz do pézinho à um mês...)
  6. aplicar todos os dias hidratante na pele, adaptado às minhas necessidades (para o rosto uso um hidratante diário com protecção solar - e agora com a retirada do pêlo é factor 50... ai pois é bébé)!

terça-feira, 22 de dezembro de 2009