segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

dicionário

à conta da AXN e do "calçada escreve-se com um s ou com um c" passo a vida a ir ao dicionário...

sábado, 26 de fevereiro de 2011

já me desempacotei


finalmente cheguei à cidade. Depois de ter a minha casa e quase a toda a minha vidinha e pertences sobre duas rodas guiadas por dois brasileiros assentei os arraiais nas imediações do aeroporto de lisboa. Daqui a algum tempo candidato-me a controladora de tráfego aéreo. O primeirinho avião a partir é o das 6h. Deichei de ligar ao despertador. Agora ligo ao avião. Já cá como, já cá durmo, mas ainda cá não coisei! Estou cansada e não me apetece. Temos pena!. Doi-me tudo de uma ponta à outra, passando pelo meio que é onde estou mais redonda. mas nem a trabalheira do carregamento e desempacotamento me desengordurou as medidas.
Também tenho de começar uma ginástica, mas não me seduzem as maçãs verdes.
Aceito sugestões.
Será que pregar valentes abufardas a certos alguns emagrece???

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

para a semana

começo a ginástica. motivação zero...

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

boa notícia

«A substância bisfenol A vai deixar de poder ser usada nos biberões de plástico por “precaução”, anunciou o ministro da Presidência.
O Governo aprovou hoje um decreto-lei que a utilização da substância bisfenol A (BPA) no fabrico de biberões de plástico, revela o comunicado do Conselho de Ministros.» (ECONÓMICO)

tudo aqui

quando a determinação é má

a saúde tem-se degradado a olhos vistos, eu cá acho. as sagas que vivo no posto médico, as parvoíces que sou obrigada a fazer, o falsidades, sim, porque ir com um atestado ao centro de saúde para um qualquer médico que nunca me viu atestar o que está no atestado do médico que me segue é uma falsidade, dizia eu, as falsidades que me obrigam a cometer, aborrecem-me e fazem-me pensar o que vai ser deste país... que em vez de melhorar, não, piora.
estou a voltar à saga das vacinas... sem grande vontade de estar num posto médico 2 e 3 horas com uma cria muito pequena e saudável junto de outras crias doentinhas, na mesma sala de espera... e eis que descubro que num hospital particular se podem administrar as vacinas do plano nacional de vacinação em troca de 10 euros de serviços de enfermagem. ainda bem que assim é, pois como posso pagar vou lá e não sujeito a criança a contágios e em 10 minutos estarei despachada. foi só telefonar e tudo ficou marcado.
mas isto entristece-me. muito.
porquê, qual a diferença entre as vacinas serem administradas num hospital particular ou na escola superior de enfermagem? era lá que ia quando o ministro Correia de Campos decretou que vacinas, só nos centros de saúde, locais (pelo menos o meu) que estão a rebentar pelas costuras... aliás no meu centro de saúde, foi-me explicado por um administrativo, que por falta de médicos pediatras, a partir dos 3 anos as crianças passam a ser atendidas pelo médico de familia (médico que não temos).
só por descargo de consciência, fui à escola superior de enfermagem confirmar se ainda estavam sem poder dar vacinas... e sim, ainda estão! e também ficaram admiradas com a situação. e acabei por ficar a saber que duas enfermeiras que trabalham no meu centro de saúde, também iam à escola superior de enfermagem com os filhos... para eles serem vacinados, dado que as coisas no centro de saude não funcionavam bem.
tanta preocupação em aumentar a riqueza e produtividade do país e, como já por aqui falei dessas contas, é melhor faltar uma manhã inteira para ir dar vacinas às crias ao centro de saúde, do que chegar meia hora mais tarde e ir a outro lado.

para eles VS para elas

anuncio para os meninos: tipo sentado no sofá a atirar descontraidamente o frasco de prrfime ao ar. está meio despenteado e é só.
anuncio para as meninas: tipa a desmilinguir-se toda.
é só.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

fui às compras

e comprei coisas muita giras. sério. pena é eu estar gorda que nem uma texuga... e sem vontade nenhuma para ter cuidado com a alimentação.
não sei se é da amamentação, mas só me satizfaço a comer coisas docinhas.
eu que não tocava em refrigerantes agora é ver-me a beber icetis... de pêssego, e coca-colas e bolos com doce de ovos e bolachas... vai ser bonito vai... é que a balança marca 68,8...
mexe esse cú, pá, mexe esse cú.

o que isto me irrita

a sério. fico passadinha.

«Armando Vara protagonizou, na passada quinta-feira, um episódio polémico num centro de saúde de Lisboa. O ex-ministro socialista passou à frente dos utentes que aguardavam a sua vez e exigiu a uma médica que lhe passasse um atestado médico, alegando estar com pressa e ter um avião para apanhar, avança a TVI.
Armando Vara ainda não se pronunciou acerca deste episódio» (PÚBLICO)


porque EU tenho tido histórias mirabulantes para que os senhores doutores passem cópias dos atestados da minha filha, porque o do pediatra que a segue não serve, não deve ser homem sério, e tem o senhor doutor do SNS atestar sobre o atestado.  como se nos centros de saúde não houvesse mais o que fazer. mas a Ordem dos médicos compactuou com esta trapalhada de médicos terem de ser secretários de médicos e uma pessoa ter de andar a perder e fazer perder tempo.

PERGUNTO:
o atestado do SNS é para entregar onde?
o papel da senhora doutora é qual? não estava na vez do senhor, não o atendia, que é o que me fazem a mim.
os atestados agora são passados a belo prazer? se o sr. estava doente ou a acompanhar um familiar doente não tem que ir apanhar aviões...
e o que é que foi atestado? é assim... o que é que a médica atestou? se ao que parece nem consulta houve...
e aquela resposta da responsável do centro de saúde? é assim?!

fico a saber que da próxima vez que precisar de um atestado a atestar o atestado que o pediatra das minhas filhas passa, não preciso esperar, basta-me passar à frente de tudo e de todos sem qualquer respeito por ninguém.
ou isso ou dizer que sou filha, prima, irmã de um qualquer ministro que tenha o mesmo apelido que eu.

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

o Bisfenol A (BPA)

era algo que eu não fazia a mínima ideia do que era, até a tia n ter ouvido uma noticia daquelas que não se voltam a ouvir em lado nenhum.
e depois de ter andado a investigar, por cima da burra, sobre o que seria, as perguntas que me ocorrem são:
mas se há dúvidas sobre os efeitos do uso, porque é que se usa?
só porque o processo de fabrico é mais barato?
então e os possiveis efeitos não são mais devastadores do que o aumentar/encarecer do processo de fabrico?
não é mais caro, económica, social e politicamente tratar doentes do que pagar-se mais uns euros para usar material mais saudável?

o Bisfenol A é usado na fabricação de, entre outras coisas, plásticos para uso doméstico, biberões incluidos. o Bisfenol-A  é um composto, cuja formula é (CH3)2C(C6H4OH)2, utilizado no fabrico do policarbonato, um tipo de plástico rígido e transparente.

e onde está o perigo?
o composto migra das embalagens de plástico, das latas, dos biberões ou das garrafas de plástico para os alimentos. migra mais facilmente se os alimentos que contêm gordura (o BPA tem afinidade para a gordura dos alimentos) forem aquecidos dentro das embalagens, por exemplo no microondas (quando este tipo de plástico é exposto a líquidos quentes liberta Bisfenol A 55 vezes mais rápido que em condições normais). o risco para a saúde está associado à capacidade do BPA actuar no sistema endócrino afectando a fertilidade e a reprodução e tem sido apontado como potencialmente cancerígeno.

e as suspeitas de que faz mal a saúde são de agora? não! desde 1930 que se suspeita que seja prejudicial à saúde humana!
já foram efectuados vários estudos, um deles, o "estudo Toxic Baby Bottles publicado em 2007 pelo Environment California Research and Policy Center, revela que mesmo em pequenas quantidades o Bisfenol-A pode provocar algumas doenças, incluindo, cancro da mama, obesidade, aumento da próstata, diabetes, hiperactividade, alterações do sistema imunitário, infertilidade e puberdade precoce. este estudo inclui a recolha de amostras de alguns biberões dos maiores fabricantes do mundo e as respectivas medições sobre a quantidade de BPA no plástico."

IDENTIFICAR AS EMBALAGENS COM BISFENOL A
podemos identificar a presença de BPA através de um número presente em todas as embalagens plásticas. esse número geralmente está gravado no fundo da embalagem e identifica o tipo de plástico utlizado na sua composição. os plásticos de números 3 e 7 são os que trazem maior risco de libertarem Bisfenol A após o contato com líquidos aquecidos ou detergentes fortes.
segundo o que apurei desta micro-investigação existem sete classes de plásticos usados para o fabrico de embalagens:
plásticos do tipo 1 (PET), 2 (HDPE), 4 (LDPE), 5 (polipropileno) e 6 (polistireno) não utilizam o Bisfenol-A durante o seu processo de fabrico.
plásticos do tipo 3 (PVC) também pode conter o bisfenol-A como antioxidante.
plásticos do tipo 7 - junta todas as outras classes e alguns plásticos número 7, como o policarbonato (identificado com o número 7 ou as letras PC dentro do símbolo de reciclagem) são fabricados recorrendo ao Bisfenol-A. 

mais informação em

salvem o duarte

daqui



"Chamo-me Duarte Guimarães, tenho 11 meses (quase 12) e sou portador de uma leucemia linfoblástica aguda tipo B, derivada de uma translocação do cromossoma 4 com o cromossoma 11. Perguntam vocês: É grave? Sim, é muito grave!
Primeiro que tudo peço a todos que nem tentem andar a vasculhar na internet a gravidade e as causas da minha doença, porque o tempo que eventualmente gastariam em tal acto, bastariam 20 a 30 minutos do vosso tempo, para tentarem salvar-me a vida. É para isso que vos estou a escrever estas curtas linhas, na expectativa de, quem sabe, um de vocês poder salvar-me. O meu pai e a minha mãe andam muito tristes e todos aqueles que gostam de mim também. Não vos escondo que tenho sofrido muito desde o dia 15 de Dezembro, mas também não vos escondo que não é minha intenção deixar de lutar. É por isso que peço a todos os amigos do meu pai e da minha mãe, que reencaminhem este e-mail para o maior numero de contactos.
Um beijinho para todos vocês do Duarte Guimarães


Por favor tornem-se dadores de medula. Se ainda não são, por favor! É urgente.
"

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

cocó sai da fralda

ela fez tanto, mas tanto cocó, que foi do rabiosque até ao pescoço.

torcicolo

uma coisa boa de se ter.
au.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

cheesecake de framboesas à Nigella

para o meu namorado fiz isto


Ingredients
·       125g digestive biscuits
·       75g soft butter
·       300g cream cheese
·       60g icing sugar
·       1 teaspoon vanilla extract
·       1/2 teaspoon lemon juice
·       250ml double cream
·       1 x 284g jar St Dalfour Rhapsodie de Fruit Black Cherry Spread

Method
1.   Blitz the biscuits in a food processor until beginning to turn to crumbs, then add the butter and whiz again to make the mixture clump.
2.   Press this mixture into a 20cm springform tin; press a little up the sides to form a slight ridge.
3.   Beat together the cream cheese, icing sugar, vanilla extract and lemon juice in a bowl until smooth.
4.   Lightly whip the double cream, and then fold it into the cream cheese mixture.
5.   Spoon the cheesecake filling on top of the biscuit base and smooth with a spatula. Put it in the fridge for 3 hours or overnight.
6.   When you are ready to serve the cheesecake, unmould it and spread the black cherry over the top.
Serves: 6-8

 daqui

sábado, 12 de fevereiro de 2011

o bolo ver...branco

e de vermelho o bolo passou a branco! e isto em apenas 10 minutos!
mas porque fui eu pensar em forrar um bolo com pasta de açucar vermelha? se eu nunca tinha trabalhado com a dita pasta, fui meter nesta cabecita loura que a coisa era simples. qual quê. enquanto me lembrar da experiência não me meto noutra!
bom, fiz três corações vermelhos com a pasta só para não a ter comprado em vão...
fiz então um bolo que ficou girasso e bem apetitoso.

o bolo propriamente dito leva:
6 ovos
300gr de açúcar
200gr de farinha
4 meias cascas de ovos com água
1 colher de chá de fermento

sal fino

o recheio leva (receita completa):
10 gemas
250gr açúcar
100 ml de água
pau de canela


a cobertura leva:
3 claras
1 xícara de chá de açúcar
1/2 xícara de chá de água

misturar o açúcar, a farinha, as gemas, a água e o fermento. após se baterem as claras em castelo com uma pitada de sal fino e juntá-las à restante mistura. levar a cozer em forno moderado (180ºc), numa forma rectangular  untada com margarina e polvilhada com farinha.
depois de cozido, deixa-se arrefecer e corta-se para ser recheado com doce de ovos.

o doce de ovos faz-se aquecendo o açucar com a água e um pau de canela. quando estiver a ferver, deitar em fio sobre as gemas batidas, mexendo sempre, levar a lume brando mexendo sempre até engrossar. retirar do lume, retirar o pau de canela e deixar arrefecer.
para a cobertura numa panela, misturar o açúcar com meia xícara (chá) de água e levar a ferver, sem mexer, até obter uma calda em ponto de fio. enquanto a calda se forma, bater as claras em castelo. sem desligar a batedeira e despejar a calda em fio quando estiver no ponto. bater até que a tigela da batedeira esfrie.
montar o bolo após rechear o mesmo com o doce de ovos. de seguida cobrir o bolo com creme branco. decorar a gosto.

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Bolinhos vermelhos....


Não consegui encontrar! Mas como também se oferecem flores quando a "gente" faz aninhos....
Toma lá uma vaso para pores na varanda à sombra.
Este não precisas de regar.
Parabéns jovem!

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

sem dúvida

das coisas parvas que me lembrei de fazer, esta é uma delas:
cobrir um bolo com pasta de açucar!
ao fim de 10 minutos desisti!

dúvida

quero um bolo vermelho... só não sei o faço por dentro ou por fora...

risotto de frango e courgette

sou fã de arroz, daquelas que é capaz de chegar a casa e fazer um arrozito para comer com... dentes, que é como qem diz, para comer sem mais nada. logi sou fãzassa de risottos
desta vez foi de frango e courgette.
ficou bem bom, e até a pevide I comeu sem reclamar, o que é coisa rara!

o que leva:
peito de frango
arroz para risotto (arbório)
meia courgette
1 cenoura
um pouco de bacon
salsa
louro
cebola
azeite
cravinho em grão
pimenta em grão
queijo parmesão
vinho branco
sal
pimenta
manteiga

como se faz:
fazer o caldo de frango levando uma panela ao lume com água temperada de sal, com 1 cebola com 3 cravinhos espetados, 1 cenoura, 1 ramo de salsa, 1 dente de alho, 1 folha de louro, o bacon e alguns grãos de pimenta. assim que levantar fervura juntar o peito de frango e deixar cozinhar durante 1 hora em lume brando. retirar a carne, partir em cubinhos e coar o caldo! (e aproveitei também a cenoura e o bacon que parti em cubinho e juntei ao risotto! estamos em crise, há que poupar!)
numa panela levar ao lume um pouco de azeite, cebola picada e refogar ligeiramente. adicionar a courgette cortada aos quadradinhos e deixar refogar um pouco, juntar o arroz próprio para o risotto. mexer bem e juntar 1 copo pequeno de vinho branco. reduzir o lume para o mínimo e mexer até todo o vinho se evaporar.
juntar o caldo de frango (dobro da quantidade do arroz) aos poucos e poucos, apenas juntando mais quando o anterior estiver embebido.
após o arroz embeber todo o caldo adicionar os pedaços de frango e os cubinhos de cenoura/bacon, envolver tudo e juntar queijo parmesão acabado de ralar e 1 colher de café de manteiga. mexer uma ultima vez para envolver tudo.
menham menham!
agora com a vossa licença, vou para a cozinha! depois conto... espero! :)

ai ai

ao que cheguei... atão não é que agora dou em ver uma daquelas parvoices estupidificantes que dão na tv na parte da manhã?!?! o raio do 'capa de revista' é de uma estupidez... mas que me farto de rir, lá isso farto.

o meu blog de cozinha favorito

é este! geralmente, ou me inspira ou faço exactamente como nas receitas que são apresentadas. Obrigada colher-de-pau, apesar de não a conhecer!

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

batido de banana com tangerina

desde sempre que nas minhas casas se fazem batidos!
lembro-me de, em casa da minha avó, eu e a tia n fazermos altos batidos e de ficarmos com bigodes de espuma de batido de morango! delicioso! até parece que sinto o cheiro e o sabor.
esta semana resolvi fazer um dos clássicos: batido de banana com tangerina.

o que leva:
1 iogurte natural
1 banana
1 tangerina (só o sumo)
leite qb

como se faz:
no copo misturador juntar todos os ingredientes. já tá! para quem é guloso juntar açucar a gosto ou usar iogurte com açucar adicionado.

domingo, 6 de fevereiro de 2011

estou quase, quase!



Nem tenho tempo para aqui vir aprender coisas e saber dos amigos. A minha esperança (agora que encontrei um caixote à minha medida) é conseguir passar despercebida nos próximos dias e empacotar-me com um livro e umas frutinhas até que a camioneta das mudanças me transporte até à casa nova.

Espero que não dêm pela minha falta!

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

e já que estou numa de glee

há versões de musicas gleeadas que são muito melhores que os originais.
muito, muito bom!
caso me queiram oferecer nos anos... a menina iria gostar... não sei se há só cd... pode ser em cd...

gosto

http://www.youtube.com/watch?v=nE8fn2nbUyY&feature=related

(pronto não consigo youtubar novamente... fica o link... raios!)

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

thorpe

ele vai voltar a nadar! isto sim, é uma grande notícia vinda da austrália. 

(da ultima vez que o vi estava mai gorducho... mas também eu estou e cá ando. força ai, thorpe, tu consegues!)
(já agora, miminhos para os autralianos, coitadinhos, nao têm tido sossego, com tanta intempérie...)

saúde

acho graça às declarações e conselhos de certos alguns! só quem não se apercebe da realidade dos centros de saúde, pelo menos dos das região da grande Lisboa, é que pode leve e candidamente dizer que se tem de se ser pro-activo e os centros de saúde devem apostar no diagnostico precoce da diabetes!
eu sou uma sem médico desde os 17 anos! tenho 37... muitos dos meus colegas também são sem médico... espero que não seja este o 'retrato' do pais...

lombo de porco com salva e mel com arroz e puré de maçã

antes de mais, há fotos mas ficaram tão beras que nem me atrevo a mostrar a ninguém.
depois de mais, dá um prato muito monocromático, e em faltando salada em casa... o que foi o caso. é que com este frio e bebé novo em casa, não me apeteceu ir comprar o que começa a falhar no frigorifico.
quanto ao resto de mais, fica fantástico! e as saudades que eu tinha de um puré de maçã?!? há mais de 2 anos que não fazia tamanha iguaria para acompanhar as paparocas. o lombo ficou irrepreensível com a mistura que fiz.
aqui fica:

lombo
o que leva:
azeite, sal, pimenta preta, pimentão doce, alho, vinho branco, salva e mel.

como se faz:
basicamente coloca-se o lombo num pirex e pranta-se-lhe a catrefada de ingrediente listados; o mel será o ultimo. levar ao forno a médio a quente durante cerca de 1 hora (conforme o tamanho do lombo).

puré de maçã
o que leva:
maçã reineta, açucar mascavado, cravinho

como se faz:
descascar as maçãs e parti-las aos pedacinhos, levar ao microondas (1 minuto potência 1000) para cozerem, mexer para desfazer os pedacinhos e transforma-los em puré. acrescentar o açúcar e o cravinho, levar mais um minuto ao microondas.

servir com arroz e salada.

grão a grão...

arrumo gavetas!!!
desde a semana passada que tenho por objectivo arrumar, no mínimo, uma gaveta por dia!!!
e há sempre, sempre, o que deitar fora.